quinta-feira, 30 de julho de 2009


Poupar gás em casa tem uma função dupla, a nível local e global – é benéfico para a nossa carteira, porque vemos a conta mensal do gás a diminuir e é extremamente positivo para o meio ambiente porque reduzimos, de forma significativa, a emissão de gases com efeito de estufa.

1. Cerca de 50% do consumo de energia nas casas dá-se na cozinha e na casa de banho, por isso, ligue a boca do fogão apenas quando já lá estiver a panela ou o tacho em que vai cozinhar, assegurando-se que tem todos os ingredientes e utensílios necessários para a sua confecção ao seu lado. Qualquer tempo perdido, é gás desperdiçado.

2. Sempre que puder, cozinhe com a panela de pressão: necessita menos gás para aquecer e cozinha os alimentos muito rapidamente.

3. Tenha o cuidado de não encher as panelas com água em excesso: vai demorar muito mais tempo a ferver, gastando, naturalmente, muito mais gás.

4. Quando as panelas já estiverem a ferver, reduza a intensidade da chama. Uma chama enorme não vai aumentar a temperatura, nem acelerar a confecção, por isso, opte por uma chama menor e uma poupança maior.

5. Habitue-se a cozinhar com os testos nas panelas! Vai evitar que o calor se evapore o que, por sua vez, vai diminuir o tempo de cozedura e, consequentemente, a quantidade de gás utilizada.

6. Cozinhe sempre numa boca adequada ao tamanho da panela que está a utilizar, ou seja, não coloque uma panela pequena numa boca enorme – metade do calor será perdido através dos lados e não ganha nada com isso! Sempre que possível, escolha as bocas mais pequenas: consomem até 10% menos gás do que as bocas maiores.

7. Para poder cozinhar de forma eficiente, certifique-se que as chamas do fogão estejam sempre uniformes e azuis. Se verificar que não o estão ou que apresentam uma cor amarela ou alaranjada, pode significar que existe uma obstrução nas passagens do ar ou até mesmo do gás. Apesar de não passar para a chama, o gás está a ser queimado e desperdiçado.

8. Desligue a boca do fogão alguns minutos antes do previsto – o calor acumulado encarregar-se-á de terminar a confecção dos alimentos.

9. Não deixe a água a correr desnecessariamente! Se não está a utilizá-la, feche a torneira, principalmente se for a da água quente!

10. Desligue o esquentador ou a caldeira se não o vai utilizar durante longos períodos – por exemplo, quando sai de casa de manhã e antes de se deitar.

11. No Verão, diminua a temperatura da água no esquentador ou caldeira.

12. Reduza o tempo que demora a tomar um duche e evite banhos de imersão.

13. Evite utilizar temperaturas muito altas nas máquinas de lavar loiça e de roupa – quanto mais elevadas, mais tempo e gás vão necessitar para aquecer.

14. Escolha secar a roupa sempre ao ar livre, em detrimento da máquina de secar roupa.

15. Se tiver uma máquina de secar roupa a gás, opte por fazer várias secagens seguidas. Assim, ao reduzir o número de vezes que aquece a máquina e faz a secagem, irá minimizar a perda de calor e reduzir o consumo de gás.

16. Dentro de casa, é importante calafetar portas e janelas, ou ainda, optar por vidros duplos e janelas com batente. Uma casa bem isolada mantém o frio lá fora e assegura que o calor interior não escape, eliminando o uso excessivo do sistema de aquecimento.

17. Durante a noite, mantenha todas as persianas, estores e cortinas corridas para manter o frio lá fora, abrindo-as de manhã para permitir que o calor do sol aqueça a casa.

18. Se vai construir ou remodelar a sua casa ou adquirir uma em fase de construção, opte por paredes duplas com isolamento térmico entre as duas.

19. Entre uma lareira aberta e um recuperador de calor, escolha o último – é três vezes mais eficiente!

20. No que toca à escolha de aquecimento central, os sistemas mais económicos são as caldeiras a gás natural ou o ar condicionado central.

21. Se tem por hábito deixar o aquecimento central ligado durante a noite ou mesmo durante o dia, para que quando chegue a casa já está tudo quente, opte por baixar a temperatura.

22. A instalação de painéis solares é uma opção cada vez mais procurada. Apesar do seu avultado investimento inicial, o retorno é obtido num prazo curto-médio e, a partir daí, é só poupar!

Como Poupar?


1 - No banho, não desperdice a água fria que sai, inicialmente, ponha um balde a reter esse líquido, pode servir, por exemplo, para a sanita; prefira o banho de chuveiro ao de banheira;

2 - Lavou as mãos? Essa água pode ser reaproveitada, para colocar na sanita;

3 - Pasta dentífrica, está no fim? Corte com uma tesoura o fim do tubo, vai ver que ainda esfrega os dentes mais umas tantas vezes, assim como acontece com os cremes;

4 – Se é homem, compre uma máquina eléctrica, deixe de ir ao barbeiro, para cortar o cabelo;

5 – Se é mulher, opte, caso possível, por fazer a depilação em casa, bem como manicure e pedicure;

6 - Leve um lanche ou uma peça de fruta para comer no trabalho em vez de comer na rua;

7 - Mude o seu contrato de electricidade para bi-horária ou outra alternativa que saiu recentemente 5D (primeiro verifique se é vantajoso para si);

8 - Tem pão de ontem? Não o deite fora, faça, de manhã, umas deliciosas torradas;

9 – Desligue sempre as luzes do local onde não está;

10 – Não deixe a água a correr quando lavar os dentes;

11 - Faça um orçamento para comida e coisas essenciais, retire o supérfluo;

12 – Não vá todos os dias ao café, vá, por exemplo, apenas ao fim de semana;

13 - Não coma fora muito frequentemente, uma vez por mês já é muito;

14 – Faça comida que dê para mais do que uma vez;

15 - Não use o carro quando pode ir a pé e procure postos de abastecimento com a mesma qualidade de combustível mas, mais em conta;

16 – Use internet pública, por exemplo, no emprego, evitando esse gasto em casa;

17 – Compartilhe o carro com colegas para irem para o emprego;

18 – Faça compras para o mês em vez de fazer à semana, faça uma lista e compre apenas o que ela contém;

19 - Tente um segundo emprego (se tiver tempo disponível);

20 – Tente carregar a bateria do telemóvel no emprego, quando possível e não abusando;

21 – Quando a garrafa do gás estiver no fim, deite-a, vai ver que ainda dará para umas utilizações;

22 – Procure jornais grátis;

23 – Sempre que o seu orçamento permita, compre mais quantidade quando o produto estiver em promoção;

24 – Opte por torneiras e lâmpadas mais económicas;

25 – Use as máquinas de lavar loiça e roupa, apenas quando estiverem cheias;

26 – Evite ao máximo lavar o carro, quando o fizer, use apenas um balde em vez de uma mangueira;

27 – Coloque uma garrafa de água cheia de areia dentro do depósito do autoclismo;

28 – Os electrodomésticos de classe A são mais económicos, pense na altura de comprar;

29 – Não deixe os aparelhos electrónicos em stand-by, uma vez que assim continuam a gastar, desligue-os no botão e não no comando, caso não sejam usados durante muito tempo, é preferível desligá-los na tomada;

30 – Os carregadores de bateria devem estar desligados das fichas da corrente;

31 – Sempre que possível, seque a roupa ao sol e não na máquina de secar;

32 – Não abuse do microondas para descongelar, é preferível tirar a comida atempadamente do congelador;

33 – Quantas menos vezes abrir o frigorífico e congelador, mais energia poupa, por outro lado, a acumulação de gelo no seu interior, aumenta o consumo de energia;

34 – No Inverno, tenta manter as portas e as janelas bem fechadas e isoladas, para que a sensação de ar quente se mantenha dentro de casa;

35 – No Verão, mantenha os estores fechadas nas horas de calor, evitando o uso de ar condicionado ou ventoinhas;

36 – Desligue sempre o esquentador quando não o estiver a usar;

37 – Nos meses mais quentes, deve-se baixar a temperatura da água, quer se tenha um esquentador ou uma caldeira;

38 – Quando se cozinha, deve-se manter os tachos tapados, para que a água ferva mais rápido e os alimentos cozam mais depressa, desligue o bico do fogão uns minutos antes de a comida estar cozinhada, pois o calor dentro do tacho, terminará a cozedura;

39 – Se tiver um desumidificador, use a água para o ferro de engomar;


40 – Aproveite os livros e os dvd’s que saem nos jornais e nas revistas, podendo assim adquiri-los a um preço mais baixo. Por outro lado, pode trocar estes artigos com amigos e colegas de trabalho, evitando alugueres;

41- Quando estiver a terminar de passar a roupa a ferro, desligue o aparelho uns minutos antes, pois o calor terminará a passagem;

42 – Se for comer fora e caso seja possível, não tenha pudor em pedir para levar aquilo que não comeu para casa;

43 – Use folhas de rascunho em vez de adquirir cadernos ou folhas novas;
44 – Quando o champô ou o amaciador estiver no fim, se colocar um pouco de água, ainda dará para mais uma utilização;

45 – Acha mesmo que a televisão por cabo é um bem de primeira necessidade?

46 – Tenha sempre por perto lenços de papel e uma garrafa de água, pode-se verificar alguma emergência e assim, evitará de comprar;

47 – À segunda-feira o cinema é mais barato; ao domingo, de manhã, há monumentos com entradas grátis;

48 – Se tem crianças, não ceda a todos os seus pedidos, mesmo que se rebolem no chão da loja;

49 – Se um colega ou amigo faz anos, opte por comprar o presente em conjunto, ficará bem mais barato;

50 – Por fim, poupe, os tempos não são os melhores para gastos desnecessários!

Como poupar na factura da electricidade;



1. Evite ter as luzes ou equipamentos ligados quando não for necessário.

2. Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras e obtenha a mesma luz por menos 80% de energia. As lâmpadas economizadoras têm também um período de vida útil 5 vezes superior, em média.

3. Aproveite toda a energia natural que puder. Evite perdas de calor e infiltrações, através do isolamento eficaz de portas, janelas, paredes, tecto e pavimento, reduzindo a utilização de sistemas de climatização (ar condicionado, aquecedores, etc.).

4. No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa. No Verão, evite a entrada de raios solares directos.

5. Reduzir a intensidade do ar condicionado em um grau Celsius representa 10% de poupança energética.

6. Compre equipamentos que apresentem a melhor eficiência energética (classe A, A+ ou A++).

7. Não deixe os equipamentos em stand by: desligue-os no botão para não gastar energia sem ter necessidade.

8. Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e seja o mais rápido possível a fechá-la: não consuma electricidade que não precisa.

9. Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça sempre com a carga completa: poupe água, energia e tempo.

10. Utilize, sempre que possível, programas de baixa temperatura nas máquinas de lavar roupa e loiça.

11. Dê preferência a recipientes de cerâmica ou vidro quando cozinhar no forno, porque permitem baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC.

12. Utilize o microondas para aquecer e cozinhar apenas pequenas quantidades de comida. Quanto maior for a quantidade de comida aquecida mais energia será gasta.

13. Opte por computadores portáteis porque são energeticamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%, em comparação com um computador tradicional.

14. Utilize pilhas recarregáveis, têm um período de vida mais longo.

15. Não mantenha o carregador na tomada depois do aparelho estar carregado.

Dados retirados do site http://www.eco.edp.pt/pt/particulares/dicas_de_eficiencia/em_casa/lista.aspx