sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dicas 3

1 - Colarinhos de camisas limpinhos e duráveis? Antes de colocar para lavar, use shampoo nos colarinhos, deixe alguns minutos. A sujidade sairá totalmente e o desgaste natural será menor.

2 - Antes de fritar banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não ficará encharcada na gordura.


3- A massa de panqueca ficará mais leve se colocar um pouco de cerveja nela.


4- Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 chávena de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto.
* Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa.

Desligue, escorra o soro, coloque a massa no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até ficar em creme!


5- As pilhas gastas e velhas ainda podem ser reaproveitadas por mais algum tempo. Basta fervê-las com água. A fervura funciona como carga nova.


6 - Não precisa usar lâmina nova cada vez que se depilar. A gilete ficará afiada se, logo após o uso, for lavada e guardada imersa em um recipiente com álcool.


7 - Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.


8 - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.


9 - Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e saboroso.


10 - O bolo de chocolate não ficará ressecado, se acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.


11 - Para o frango frito ficar dourado e sequinho, coloque uma colher de sopa de maizena no óleo de fritura bem quente.


12 - Para tirar o cheiro forte do frigorifico ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com sal diluído em água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados na solução por algum tempo.

Dicas 2




1. Manjericão - Erva fina de odor marcante, o manjericão combina muito bem com tomate, berinjela, abobrinha, frango e vitela. Como o calor diminui o seu aroma, fica melhor se adicionado no final da receita.


2. Louro - A folha de Louro é um dos componentes do "Bouquet Garni". O Louro combina com sopas, peixe em geral, carnes, e frango. Geralmente uma folha basta para aromatizar o prato.


3. Cebolinha - Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos.A cebolinha faz parte das ervas finas junto com salsa e estragão.


4. Coentro - O coentro é uma das ervas mais usadas no nordeste brasileiro. Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com o peixe, frutos do mar, frango e legumes. As suas sementes são usadas para temperar marinadas.


5. Tomilho - Muito apreciado nas cozinhas europeias, o tomilho é um elemento importante do "Bouquet Garni". O seu perfume lembra a "Provence", região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, e carnes vermelhas.

6. Erva Doce - As folhas da Erva Doce combinam muito bem com peixes grelhados ou cozidos em papelote. Este tempero fica delicioso servido com grande variedade de carnes como frango, vitela e outras. O seu aroma doce, como o anis, tempera muito bem saladas, molhos e o creme fresco.


7. Alho - O alho é utilizado em todo o mundo. O seu sabor combina muito com carne, peixes e legumes. O alho tem uma utilização muito ampla na culinária nacional.


8. Manjerona - Considerada indispensável na cozinha mediterrânea, a manjerona combina com carnes, tomates, batata e arroz. Muito parecida com o orégao, a manjerona tem um aroma mais fino do que o seu concorrente, associando-se mais facilmente a outras ervas.


9. Orégao - Indispensável no preparo de pizzas, o orégao é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela, da abobrinha e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.


10. Salsa - Conhecida como salsinha, a salsa além de ser decorativa acrescenta cor e sabor aos omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas. São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de ramo e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.
Todas as dicas retiradas de diversos sites de dicas..